O Temor do SENHOR e a Pregação

Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei” (Sl 119.18).

33 Ensina-me, Senhor, o caminho dos teus decretos, e os seguirei até ao fim.34 Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei; de todo o coração a cumprirei” (Sl 119. 33,34).

 

O pedido do salmista é de deixar qualquer um boquiaberto, se nos atentarmos para os escritos dele no próprio salmo. Palavras que demonstram um entendimento e sabedoria acima da média humana. Palavras de um coração conhecedor na prática e não somente na teoria, daquilo que está escrevendo. Não é qualquer pessoa que diz: “com lábios tenho narrado todos os juízos da tua boca” (V. 13). O salmista sabia todos os juízos e a lei do SENHOR, ou ele já tinha estudado e falado sobre eles? Continuando com a leitura do salmo, podemos perceber a profundidade das palavras que brotam de um coração temente ao SENHOR.

Contudo o mesmo salmista pede para que o SENHOR retire as vendas dos seus olhos para ele seja capaz de ver o que está escrito que porventura ele não esteja entendendo. Depois ele mesmo pede para que o SENHOR o ensine, aquilo que ele ainda não aprendeu, e para terminar ele pede para que o SENHOR lhe dê entendimento, e não somente uma vez, como no verso trinta e quatro, mas cinco vezes ele fala sobre entendimento, sendo que, em três vezes específicas, ele pede de forma bem clara “dá-me entendimento” (Sl 119.34,125,169). Quero ressaltar que além destas cinco ocasiões em que ele usa a palavra entendimento, ele ainda em outros versos, deixa o ensino e o entendimento subentendido no texto.

No capítulo dois falando sobre onde se encontra o Temor do SENHOR, falei sobre a cegueira de entendimento; cego guiando cego; cego tomando de cego. Um número crescente e talvez até dominante de pessoas cegas nos púlpitos das igrejas tentando ensinar algo que não entendem. A falta do temor desencadeia uma avalanche de problemas, dentre os quais já falamos a respeito, como a inobservância dos mandamentos Bíblicos, o mundanismo e agora sobre o humanismo imperante nos púlpitos e no andamento da igreja.

Tenho observado que é crescente o número de pastores e pregadores sem entendimento e que não tem ideia do que estão pregando! E não estou falando como crítico ou juiz, mas estou afirmando segundo as palavras dos próprios pregadores e pastores. Pregadores e pastores que afirmam em alto e bom tom que não entendem ou até entendem um pouco o assunto proposto. Fico até admirado com o pregador que no começo ou meio da mensagem diz claramente: “eu não entendo isso, não entendo aquilo, ou até entendo um pouco”.

 

PS: Trecho do Livro: “O Temor do SENHOR e o colapso da “Igreja” Cristã”.

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/me-ajude-publicar-um-livro