Servir ou SERVIR?

pedintes

“A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo…..Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores?” (Lc 10.27,36 RAStr)

Na parábola do Bom Samaritano encontramos um intérprete da Lei querendo pegar Jesus como muitos tentaram fazer. E a questão era justamente sobre amar o próximo, um dos mandamentos Bíblicos e ouso dizer que é um dos dois maiores mandamentos Bíblicos; Amar o SENHOR, e amar o próximo.
O amor é a essência do cristianismo e do SENHOR! Foi por amor que o SENHOR deu seu único filho para morrer por nós pecadores, e foi por amor também que Jesus pagou o preço pela nossa salvação, e é justamente esse amor que Ele nos manda mostrar ao mundo, amando o próximo.
Uma das formas de amar é servindo. Mas o que é servir? O que é o serviço Cristão? Qual a melhor forma ou a melhor maneira de servir? Em que área servir?

Nos últimos anos ouvi inúmeras frases a respeito de serviço cristão como: ‘crente que não serve não serve’; ‘ tem gente que está sofrendo porque não está servindo, e outros que estão deixando de servir e serão mais castigados ainda’; ‘precisamos de pessoas para servir nos ministérios da igreja’, e outras frases de efeito para intimidar os que não estão servindo.
São frases que tem certo fundo de verdade. Porém o problema é que o serviço nestes casos se refere ao serviço a ser feito no templo, igreja prédio físico – quatro paredes, e aos cargos e departamentos dentro dela.
Se a pessoa é crente e não serve em um cargo, departamento ou ministério do templo, ela não serve?
Pessoas estão sofrendo, ou seja; o SENHOR está castigando porque estas pessoas não tem um cargo no templo? E outras que estão parando de servir ou deixando seus cargos no templo e serão mais castigadas ainda?
Onde está o amor do SENHOR? Onde está o ‘misericórdia quero e não sacrifícios (Os 6.6; Mt 9.13; 12.7)?

Voltando para a parábola do Bom Samaritano notamos os personagens da história: certo homem, o Sacerdote (pastor), o Levita (cantor, porteiro, pessoa que serve no templo) e o Samaritano (Inimigo? Incrédulo? Desviado?).
Note que o amor ou o serviço destacado e exaltado por Jesus não foi das pessoas que serviam no Templo, mas sim da pessoa que parou a sua caminhada, ajudou o certo homem semimorto e ainda pagou a conta dele ( não acumuleis tesouros aqui nesta terra, mas acumuleis no céu Mt 6.19-21). Note que Jesus ‘condenou’ a atitude justamente de quem servia no Templo, e neste caso era o Templo de Jerusalém; aquele que o SENHOR deu ordem para construir.

Pergunto novamente: O que é servir ou serviço cristão? Servir é ter um cargo no templo? Ou servir é o que fazemos na prática em relação ao próximo?
Precisamos separar bem porque para um religioso o servir é ter cargo no templo; mas para um cristão, servir é o que fazemos pelo próximo de maneira prática.
Nas ordens de Jesus, não encontro nenhuma ordem para ter um cargo no templo; aliás, não encontro nem a ordem para construir templos! – Mas encontro inúmeras ordens para ajudar o próximo, servir o próximo (diretamente e não no templo), amar o próximo, suportar (ser suporte) o próximo, perdoar, edificar, auxiliar, exortar, etc.
A Igreja primitiva entendeu tão bem que eles não se preocuparam em construir templos ou de ter cargos dentro do templo; mas eles cuidavam e serviam uns aos outros diariamente, de casa em casa e até ao ponto de vender as suas propriedades e bens para repartir conforme as pessoas tinham necessidade.

O grande problema é que na igreja primitiva eles eram cristãos (pequenos cristos), enquanto nos nossos dias a grande maioria é religiosa. Todos, indo adorar o Senhor e servir em seus cargos nos templos, enquanto passam e até desviam de pessoas semimortas. – Joel Amaro

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.